Email
clarissa@anavilhana.art.br
Instagram

    Clarissa Campolina
    Diretora, roteirista e montadora

    Sobre

    Clarissa Campolina é residente em Belo Horizonte, Brasil. Formou-se em Comunicação Social (UFMG) e graduou-se em Artes Plásticas (UEMG). Sócia da produtora Anavilhana desde 2005, foi membro da Teia onde, em parceria com outros membros do grupo, realizou documentários, instalações, curtas e longas metragens. 

    Os filmes que dirigiu circularam nas principais janelas do mercado de cinema autoral e também foram exibidos no circuito comercial no Brasil, Argentina, Alemanha, França e Portugal. Girimunho (co-dirigido por Helvécio Marins Jr), seu longa de estreia, teve sua première internacional no Festival de Cinema de Veneza em 2011 e recebeu premiações em Veneza, Mar Del Plata, Nantes, Havana, entre outros. Seu segundo longa, Enquanto Estamos Aqui (co-direção Luiz Pretti), estreiou na Holanda, no Festival de Roterdão, em 2019. Seus curtas metragens – Os que se vão (2018); Solon (2016); O Porto (2014); Odete (2012); Adormecidos (2011); Notas Flanantes (2009); Trecho (2006) - foram exibidos e premiados em festivais em Brasília, Havana, Locarno, Oberhausen, Buenos Aires, entre outros. 

    Além de diretora, Clarissa trabalha como roteirista, montadora, professora e curadora. Participa também de projetos de audiovisual ligados ao teatro e às artes plásticas. Atualmente está em fase de finalização do seu terceiro longa-metragem Canção ao Longe e em fase de pesquisa do seu quarto longa A Fera na Selva, este último em co-direção com Sergio Borges. 

    Publicações

    Título
    Tipo
    Fonte
    Data
    Mostrando 10 de 14

    Participações